A ONG Sobre Viver


A Ong SOBRE VIVER nasceu depois uma longa jornada iniciada dentro de uma instituição sindical, que abriu portas a outras organizações, especialmente de cunho internacional atuando em relevantes contextos no mundo sobre violência contra mulher.

Desde 2017, com participações em eventos em Londres, Marrakesh, Mumbai, Cingapura, Montreal, alternadamente com atividades no Brasil, o Sindicato Nacional dos Aeroportuários –SINA, juntamente com a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes – ITF e UNIFOR – Canadá, tornou possível trazer o tema da violência para dentro das empresas e consequentemente inserir o ambiente de trabalho como instrumento eficaz de combate.

Em dezembro de 2018, foi dado início a discussão sobre inclusão de cláusulas de amparo e proteção a trabalhadora vítima de violência doméstica, nos acordos coletivos de trabalho e, em dezembro de 2018, a assinatura da uma primeira cláusula na Concessionário Rio-Galeão, no Rio de Janeiro.

Posteriormente, com auxílio em pesquisas junto ao DIESSE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – houve a finalização de uma proposta para uma cláusula muito mais ampla, que foi implantada de forma parcial nas Concessionárias FRAPORT, FLORIPA AIRPORT, RIO-GALEÃO, e posteriormente completa e em 2019, após as várias tratativas de mediação pelo TST para assinatura do ACT entre o SINA e a INFRAERO, foi possível incluir uma cláusula pioneira de proteção e amparo a violência doméstica dentro da empresa.


Em fevereiro de 2020, no TST – Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, na primeira reunião do COLEPRECOR – Colégio de Presidentes Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho, de todo o Brasil, foi realizado um painel com Lisa Kelly, Diretora do Departamento de Mulheres da Unifor, entidade sindical do Canadá, que criou o projeto Women’s Advocacy para dividir com os magistrados a experiência em mecanismos de combate a violência doméstica estabelecidos por meio de negociação coletiva.

Ainda no início de 2020, foi realizada no Aeroporto Internacional de São Paulo - GRU Airport, uma palestra ministrada pela advogada Neiva Flávia de Oliveira, docente na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, que pontuou as proporções negativas do ciclo de violência, que influenciam a movimentação social e econômica ao redor da vítima, com o objetivo de trazer a discussão para o ambiente de trabalho.

O projeto foi ganhando cada vez mais representatividade e, por conta da crescente demanda e limitações de atuação enquanto projeto dentro do movimento sindical, a proposta inicial teve que ser expandida, na busca por empresas parceiras que possuam interesse e apoio na causa do combate à violência doméstica. Assim, em agosto de 2020, foi fundada a ONG Sobre Viver.




"Vamos lutar juntos contra a Violência Doméstica. Juntos faremos a diferença!"


Mara Meiry - Presidente da ONG

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ONG

 

DOCUMENTAÇÃO DA ONG

 
Faça uma doação