O TRABALHO VOLUNTÁRIO

VOLUNTARIOS

O Voluntariado ocorre através de um conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se a favor de um objetivo maior, seja ele escolaridade, cívico, científico, recreativo, cultural etc., visando sempre o bem estar social, ajudando quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro, contudo, é uma profissão de prestígio social, eis que altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos, atuando fortemente no Terceiro Setor.

O voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, possui graus de comprometimento diferentes, de acordo com ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

O trabalho voluntário tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não governamentais, tendo as pessoas no centro do desenvolvimento. Variam em formas presenciais ou à distância, através de ações individuais, participação de campanhas, criação de grupos para apoio, trabalho em organização social, atuação em projetos públicos com o objetivo de melhoria na cidade, atuação em conselhos, escolas.

volunteer

O trabalho voluntariado é regulamentado no Brasil pela Lei 9.608/1998. É considerado serviço voluntário “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, e internacionalmente é comemorada em 5 de dezembro, data proclamada pela ONU também em 1985, ambas com o objetivo de reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

Na Ong SOBRE VIVER, a sua disponibilidade para o trabalho voluntário é de extrema importância, eis que por sua amplitude, busca-se a modificação cultural sobre a violência doméstica, levando o conhecimento amplo dos tipos de violência, toda rede de apoio disponível no setor público, parcerias, legislação e o impacto da violência na vida profissional de cada indivíduo e o reflexo disto dentro das empresas.


Para ser um voluntário no combate à violência doméstica, por favor responda nosso formulário abaixo:


Ajude-nos a analisar seu perfil para verificar a melhor forma da sua colaboração. É importante o preenchimento de todos os campos.

Dados pessoais:

Questionário:

Faça uma doação